Curso Atribuições e Competências do Conselho Tutelar

Formação em CASCA RS

Formação realizada em CASCA/RS aos municípios daquela Comarca.

Há mais de dez atuando em assessorias, consultorias e capacitações em dezenas de municípios gaúchos, o Instituto Humanidades apresenta mais uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as atribuições e competências do Conselho Tutelar.

O curso Atribuições e Competências do Conselho Tutelar é destinado a pessoas que já possuem atuação na área e àquelas que desejam iniciar, a partir das previsões legais nacionais e internacionais de defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Formato e temário:

O curso ocorrerá entre os dias 15 de março a 13 de abril, nas sextas-feiras à noite, das 18h às 21h30min, e aos sábados, manhã e tarde, entre 8h30min e 18h, de forma presencial.

Abordaremos os seguintes temas: Convenções Internacionais e Direitos Humanos – 8h; conhecimentos específicos das atribuições de conselheiro(a) tutelar – 14h, Estatuto da Criança e do Adolescente, 30h, e relações humanas e rede de atendimento, 8h. Aproveite essa oportunidade para se preparar para as eleições unificadas para o Conselho Tutelar. Curso com certificado.

Carga horária: 60h.
Investimento: R$ 130,00 (Depósito bancário. Conta 54.114-1 – Ag. 1899-6, Banco do Brasil – CNPJ: 10.561912/0001-96).
Certificado: Impresso e em PDF, disponível ao final para as pessoas com 75% ou mais de presença.
Período: 15 de março à 13 de abril.

A coordenação técnica do curso será realizada por José Carlos Sturza de Moraes, Cientista Foto JC 16Social, Especialista em Educação de Jovens e Adultos e Educação de Privados de Liberdade, Especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos e Mestre em Educação. Sturza já atuou em diversos espaços do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, em Acolhimento Institucional, Escolas, Centros de Comunidades, Conselho Tutelares (tendo exercido o cargo em Porto Alegre, de 1995 a 2001). Entre outras atividades, foi docente da Escola de Conselhos do Rio Grande do Sul, de 2012 a 2014, responsável pelo Módulo de Formação Conselhos Tutelares.

Material de apoio: Apostila e outros subsídios serão serão disponibilizados digitalmente em formato pdf.

Inscrições: Enquanto houver vagas, as inscrições serão recebidas por meio de formulário eletrônico:

https://goo.gl/forms/fR5nP9Cxe5NLSElw1

Informações, dúvidas e envio do comprovante de pagamento da inscrição: cursoct19.humanidades@gmail.com.

Local: CEDEL – Rua Otto Ernst Meyer, 95, Azenha – Porto Alegre (está localizado entre a PROCEMPA e o Hospital Porto Alegre.Mapa CEDEL