IH na mídia

Painel de Seminário Técnico do Instituto Humanidades sobre Acolhimento Familiar abre trabalhos da Comissão Especial da Família da Assembleia Legislativa

<><><><><><><><>

Horizontina será sede de mais um evento regional

FHorizSturza falou ao Jornal e Portal FC na sede da SDSH e Conselho Tutelar

Estão definidos os palestrantes do 2º Seminário Estadual do Conselho Tutelar “O Conselho Tutelar e a proteção da criança e do adolescente”, que acontecerá em Horizontina, entre os dias 16 e 18 de março, no Centro Cultural.

A organização do evento vem sendo feita pela diretora de Gestão e Projetos da Prefeitura, Márcia Herbertz, e pela secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Ana Denise Strapasson, que receberam na terça-feira (1º) a visita do conselheiro dos Conselheiros Estadual e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, José Carlos Sturza de Moraes.

“Em conjunto com o Instituto Humanidades, estamos organizando o evento, que tratará de temáticas como natureza, escuta ética e protetiva no Conselho Tutelar e nas visitas domiciliares, o cuidado das crianças e dos adolescentes, além de questões mais técnicas, como as noções que os conselheiros devem ter sobre a documentação”, explica Márcia.

Ao todo, serão quatro palestrantes responsáveis pelas 24 horas de capacitação. José Carlos Sturza de Moraes será um deles. Além de conselheiro, Moraes é cientista social, especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos e especialista em Educação de Jovens e Adultos e Educação de Privados de Liberdade. O convidado também é mestrando em Educação.

Márcia Herbertz também fará parte do grupo de palestrantes. Além de mestranda em Direitos Humanos, ela foi coordenadora de Políticas para as Mulheres em Três de Maio, diretora de Projetos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado e presidente do CEDICA, de 2011 a 2013.

A assessora de Representação Institucional da Rede Marista, Luciane Escouto, será outra convidada. Luciane já foi presidente do CEDICA-RS, membro do CEAS-RS e secretária executiva do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).

A psicóloga Maria Eliete Almeida fecha a lista de palestrantes. Ela é integrante da equipe do Centro de Referência no Atendimento Infanto-Juvenil (Crai), do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV), de Porto Alegre. Especialista em Psicologia Social, ela atende crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

O seminário, como lembra Márcia, surge como uma capacitação aos conselheiros que assumiram no início do ano. O evento é promovido pelo Instituto Humanidades em parceria com o Município.

Inscrições devem ser realizadas previamente, através do e-mail i.humanidades@gmail.com. As vagas são limitadas.

EDUCAÇÃO – 03/03/2016 – Paulo Roberto Staziaki- Jornal Folha Cidade

IMG-20160717-WA0007.jpg

<><><> <><><> <><><>

Instituto Humanidades realiza palestra na Câmara de Vereadores de Tramandaí para conselheiros

O Instituto Humanidades realiza na Câmara de Vereadores de Tramandaí, até a sexta-feira (5), um curso de capacitação e atualização para conselheiros tutelares.  O curso conta com a participação de conselheiros de mais de 25 municípios e é ministrado pelo sociólogo José Carlos Sturza de Moraes – membro do conselho estadual e nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O curso propõe temas como as atribuições do conselheiro e do trabalho em rede, além da legislação pertinente à função. Também estão sendo discutidos as questões de sexualidade e gênero, assuntos que geram muitas dúvidas mesmo aos conselheiros de mais de um mandato.

De acordo com Dalma Machado, presidente do Conselho Tutelar de Tramandaí, esse é um momento importante, que traz muito conhecimento teórico e resultados práticos para o dia-a-dia do conselheiro. “Lidamos com relações humanas, em grande maioria com conflitos de difícil solução em situações bastante delicadas, entramos de certa forma na vida de muitas famílias e precisamos estar bem preparados para isso”, ressaltou.

Dalma agradeceu o Legislativo por ter cedido o plenário para a realização do curso, já que esse é um assunto de interesse público e está ligado diretamente ao atendimento da população.

Ler na fonte: http://radiolitoraljp.com.br/joomla/index.php/noticiasssssss/9-noticiasss/4390-instituto-humanidades-realiza-palestra-na-camara-de-vereadores-de-tramandai-para-conselheiros

<><><> <><><> <><><>

Arroio do Sal – SMEC realiza Seminário de Mobilização Social pela Educação

Arroio do Sal – Smec realiza Seminário de Mobilização Social pela Educação
Com o intuito de buscar estratégias para promover a participação e integração das famílias com a educação de seus filhos, a Secretaria de Educação e Cultura (Smec) de Arroio do Sal realizou no dia 14 de agosto o Encontro de Mobilização Social pela Educação.

O evento, que aconteceu na sede da Sociedade Amigos de Arroio do Sal (Saas), contou com representantes de 10, dos 23 municípios do Litoral Norte, além de entidades de Arroio do Sal, como CPMs, Pastoral da Criança, Clube de Mães, Associação Comunitária, entre outros.

O Diretor do Instituto Humanidades, José Carlos Sturza de Moraes, iniciou a manhã de palestras com o tema “Violências Sociais e seus Reflexos na Escola”, seguido pela Assessora Especial do Ministro da Educação, Fernando Haddad, Linda Taranto Goulart que falou sobre “Interlocução entre as secretarias de educação, escolas e famílias”.

Durante o intervalo do almoço, foi realizada uma visitação à Escola de Educação Infantil do projeto do Governo Federal, Pró-Infância, onde os secretários dos demais municípios contemplados tiveram a oportunidade de visualizar a obra, já que ela é padrão.

No período da tarde, a Assessora Especial do Ministro da Educação retornou, só que juntamente com a Consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Lia Scholze, e realizaram a oficina de Mobilização.

No encerramento, a Secretária de Educação e Cultura, Nora Klingelfus, informou que enviará à Câmara de Vereadores um projeto para a criação do Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação, a ser comemorado com atividades todos os anos no dia 14 de agosto e que visa uma avaliação efetiva e um maior envolvimento dos pais na vida escolar de seus filhos.

Cerca de 120 pessoas prestigiaram o evento, que contou também com a presença da Secretaria de Assistência Social; representante da Coordenadora Regional de Educação do Estado (11ª Cre); representante da Deputada Federal e Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados Maria do Rosário, Nelson Cunico e do Prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto da Silva.

Portal da Confederação Nacional de Municípios (19/08/2009 – 18:15) | Ler na fonte: http://portal.cnm.org.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=136415

<><><> <><><> <><><>

Miki profere palestra sobre Paternidade Consciente

O coordenador da Frente Parlamentar Estadual em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, deputado estadual Miki Breier (PSB) proferiu palestra no Seminário Estadual Paternidade Consciente, organizado pelo Movimento 30 DIAS para a Paternidade Consciente. O evento, realizado no auditório da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), em Porto Alegre, abordou temas relacionados ao não-lugar do pai homem na sociedade.

Na oportunidade, o parlamentar falou sobre o Projeto de Lei Complementar 112/2007, que aumenta a licença-maternidade de 120 para 180 dias e a licença-paternidade de oito para 15 dias para os servidores públicos do Estado. De acordo com o projeto, o tempo de licença será o mesmo tanto para o nascimento quanto para o caso de adoção. Na justificativa, o deputado alegou a importância da presença do pai, tanto para a mãe quanto para o filho, nos primeiros dias após o parto ou a adoção. “Este tempo é necessário até mesmo para a criação de vínculo entre pai e filho”, salientou.

A atividade aconteceu nesta quarta-feira (13/08) e teve o apoio de diversas organizações, entre elas, a Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (AMENCAR), Educadores para a Paz, Instituto Amigos de Lucas, Instituto Humanidades, Jornal Entre-Bairros, Movimento pelo Fim da Violência e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes/RS, Frentes Parlamentares Estadual e Nacional pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

Portal da Assembleia Legislativa/RS | Lilian Martins MTB 12566 | PSB – 16:51-13/08/2008
<><><> <><><> <><><>