Trajetória

Instituto Humanidades nasceu em 2007 da necessidade de formalizar diálogos variados, como a existência de um jornal de bairro, em Porto Alegre, e ações de proposição de reflexões coletivas e implicadas sobre ações protetivas em contextos de violências. Até 2016 foram muitas as ações em um percurso trilhado com muitas gentes…

<><><> 2 0 0 7 <><><>

1º Seminário Ações protetivas frente a um contexto de violências, realizado com a participação importante de (mais de 30 instituições e 100 pessoas). Com as contribuições, entre outros/as de Maria Regina Fay de Azambuja, Procuradora de Justiça, e Maria Berenice Dias, Desembargadora do TJ/RS.
Ver Caderno de subsídios do 1º Seminário.

Ciclo de Estudos: Adolescência, reflexões e práticas. Em formato de grupo de estudos, com 20h.

Lápis
Audiência Pública sobre as Condições de Ensino das Escolas da Zona Norte de Porto Alegre
, conjuntamente com a Ouvidoria do Ministério Público Estadual. Com dezenas de escolas participantes, na qual foi apresentada pesquisa coordenada pelo Instituto Humanidades. Como resultado da audiência, dezenas de obras e adequação de quadros funcionais de escolas estaduais foram realizadas ao longo de 2008. Leia o relatório da Pesquisa sobre Violências nas Escolas – Porto Alegre (2007), e conheça um pouco do que foi levantado à época em três regiões da capital gaúcha: Grupo-de-Trabalho-VE-RELATÓRIO-VF

<><><> 2 0 0 8 <><><>

Cartaz do 2º Seminário

2º Seminário Ações protetivas frente a um contexto de violências. Com 19 cidades e dezenas de experiências em diálogo,
entre as quais o Projeto Justiça Restaurativa, apresentado pelo Juiz Leoberto Brancher.

Leia o Caderno de Subsídios: Caderno do 2º Seminário Ações protetivas frente a um cotidiano de violências – 2008

Cartaz Pater 2008 JPG

 

 

 

 

Seminário Estadual: Paternidade Consciente, em parceria com o Movimento 30 Dias para a Paternidade Consciente, o Movimento Estadual contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Frente Parlamentar Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a AMENCAR, o Instituto Amigos de Lucas, a ONG Educadores para a Paz e o Jornal Entre-Bairros.

 

Seminário Paternidade Consciente - Stelamaris e Salvador Célia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

<><><> 2 0 0 9 <><><>

Seminário Violências Sociais

Seminário Violências Sociais

LOGO SEM V E

Seminário Estadual: Violências Sociais e seus Reflexos na Escola. Realizado em parceria com a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, e apoio da Assembleia Legislativa, IPA – Instituto Metodista e Maristas. Com apresentação de pesquisas e experiências de diversas instituições e cidades. Com a especial participação de Lygia Santa Maria Ayres, do PIVETES da UFF/RJ. O evento teve mais de 500 participantes.

Acesse o Caderno de textos: Caderno do 3º Seminário de Humanidades – Violências Sociais e seus reflexos na Escola – 2009.

 

<><><> 2 0 1 3 <><><>

Capacitação RG 2013Elaboração e aplicação da Prova Teórica às eleições para os Conselhos Tutelares de Rio Grande e Capacitação para os/as conselheiros/as tutelares de Rio Grande e Novo Hamburgo.

 

 

 

 

Encontro Municipal de discussão: ‘fortalecimento de ações em rede’ e ‘violências nas escolas’. Realizado em 22 de maio de 2013 pelo o Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uruguaiana (COMDICAU). Com participação massiva de escolas, por meio de professores/as, orientadores/as e diretores/as de escolas, serviços das áreas de saúde, assistência social e segurança pública, o evento serviu para favorecer a ação compartilhada. O Diretor do Instituto Humanidades foi convidado como assessor/palestrante tratando de ambos os assuntos em pauta.

<><><> 2 0 1 4 <><><>

Curso de Formação de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente de David Canabarro.

 

<><><> 2 0 1 5 <><><>

folder vivendo a adolescenciaParticipação do Diretor de Humanidades, cientista social, José Carlos Sturza de Moraes, na capacitação para a rede municipal de educação de Igrejinha, com os temas ‘O desafio da proteção por meio do trabalho em rede’ e ‘adolescência e violências nas escolas’.

Capacitações para conselheiros/as tutelares dos municípios de Glorinha, Rio Grande, São Sebastião do Caí, São José do Hortêncio, São José do Sul, Torres e Tupandí.Formação em Glorinha 2015Fotos Diversas 492

 

 

 

 

 

 

<><><> 2 0 1 6 <><><>

Casinhas 3 longoCapacitação para o Conselho Tutelar e rede de Presidente Lucena.

Capacitação para Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente das cidades de Casca, Ciríaco, David Canabarro, Nova Araça, Paraí, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul e Vanini. A organização foi de uma comissão dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente da Comarca de Casca. Recepcionando também as cidades de Camargo, Gentil, Nicolau Vergueiro e Nova Alvorada.

IMG_20160129_134532141_HDR[1]IMG_20160129_135013276[1]IMG_20160129_102651085[1]Para conferir mais imagens, vá para Fotos.

 

Seminário Estadual: O Conselho Tutelar e a proteção de crianças e adolescentes em rede, em Tramandaí, de 3 a 5 de fevereiro. Com a participação de conselheiros(as) tutelares de 27 cidades gaúchas (74 participantes).

DSC_1331-001

2º Seminário Estadual: O Conselho Tutelar e a proteção de crianças e adolescentes em rede, em Horizontina, de 16 a 18 de março. Com a participação de conselheiros(as) tutelares, de direitos da criança e do adolescente, trabalhadores em saúde, assistência social e equipe do PIM.  Vinte cidades presentes, com 84 participantes.

Ft 1 horizPara conferir mais imagens de Horizontina, vá para Fotos.